sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O que são os santos?


É uma palavra comum para os cristãos, porém, o significado dessa palavra se torna disperso.

Para a Igreja Católica, Ortodoxa e Anglicana, pessoas virtuosas que tem seu lugar no Paraíso "certificado". Nesse sentido da palavra, o título de santo deve ser condecorado para a pessoa (como se fosse uma honraria). O santo no sentido dessas três denominações cristãs é alguém que era um beato, e foi canonizada, ou seja, recebeu o estatuto de santo. [No caso da Igreja Católica, o processo de canonização é algo bastante complicado e sério, podendo ser executado ou não apenas pela Santa Sé.]

No sentido protestante da palavra, santo é simplesmente qualquer cristão. Essa visão indica que todo cristão é um santo. Esse sentido também se apresenta aprovável desde a cristandade primitiva.

Pedro disse em 1 Pedro 1:16 "Sede santos porque eu sou santo". Mas a idéia não é nada nova. Deus indicou logo no início que ele esperava que as pessoas de todas as idades fossem santas, desde a época do Gênesis. O sábio Rei Salomão escreveu, "Eis o que tão-somente achei: que Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias." (Eclesiastes 7:29).

Nenhum comentário:

Postar um comentário