quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Anglicanismo no Brasil

A igreja anglicana é uma denominação cristã, uma das centrais das denominações protestantes (além dos calvinistas, luteranos, anabatistas, metodistas, evangélicos, adventistas e pentecostais). Se citua centralizada na Inglaterra, tendo inclusive a monarquia inglesa como os seus legítimos líderes.

Essa matéria mostrará a história do anglicanismo no Brasil, pelo fato dos anglicanos terem sido os pioneiros do protestantismo no Brasil e na América do Sul.

A presença dessa denominação cristã no Brasil se deu na época da radicação da corte portuguesa na cidade do Rio de Janeiro (entre 1808 a 1821). Com o Tratado de Comércio e Navegação de 1810 entre Portugal e Inglaterra, permitiu-se a construção de igrejas de denominações protestantes, desde que os templos tivessem a aparência de uma residência comum, sem torres ou sinos, e não buscassem a conversão de cristãos católicos brasileiros.

Desta forma, o primeiro templo construído por protestantes no Brasil foi da Igreja Anglicana, considerado também o primeiro na América do Sul, na cidade do Rio de Janeiro. Antes da liberdade de culto aprovada pelo poder régio, os anglicanos residentes no Brasil reuniam-se em residências e navios ingleses para realizarem seus cultos. As primeiras capelanias ficaram subordinadas diretamente à Igreja da Inglaterra, e atendiam somente súditos ingleses. Foram construídas capelas em São Paulo, Santos, Rio de Janeiro, Belém e Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário