sábado, 25 de dezembro de 2010

Significado do Natal


O natal é comemorado como sendo aniversário de Jesus Cristo de Nazaré, e é uma das celebrações mais importantes para os cristãos. É comemorado anualmente, n odia 25 de dezembro (nos países eslavos e ortodoxos cujos calendários eram baseados no calendário juliano, o Natal é comemorado no dia 7 de janeiro). Entretando, essa data não é de fato aniversário de Cristo, sendo escolhida para corresponder com o solstício de inverno [do hemisfério norte]. O solstício de inverno era celebrado pelos pagãos [de fato, vários elementos natalinos possuem influências pagãs] , e a "mudança" do aniversário de Jesus para esse dia foi para que os pagãos não ficassem tão "chocados" com a conversão, se adaptando mais fácil ao cristianismo, fazendo com que dias que celebravam ainda fossem comemorados.





Entretanto, comemorar o natal nesta época do ano é algo antigo na tradição da nossa cultura, remontando a época da Roma cristã.

À figura mitológica do Papai Noel, o bom velhinho que presenteia as crianças, é inspirada numa pessoa que realmente existiu, o santo Nicolau de Mira.
Entretanto, o Papai Noel "nasceu" na Finlândia. Umas das afirmações de sua figura ter se originado lá é a lenda dele morar no Pólo Norte, e o extremo norte finlandês é parte do Pólo Norte. O Papai Noel entrar nas casas pelas chaminés também, pois os antigos lapões viviam em pequenas tendas, semelhantes a iglus, que eram cobertas com pele de rena. A entrada para essa “casa” era um buraco no telhado.
Seu atual visual foi obra do cartunista Thomas Nast, na revista Harper's Weeklys, em 1886, na edição especial de Natal. Em alguns lugares na Europa, contudo, algumas vezes ele também é representado com os paramentos eclesiásticos de bispo, tendo, em vez do gorro vermelho, uma mitra episcopal.
É amplamente divulgado pela internet e por outros meios que a Coca-Cola seria a responsável por criar o atual visual do Papai Noel ou Pai Natal (roupas vermelhas com detalhes em branco e cinto preto), mas é historicamente comprovado que o responsável por sua roupagem vermelha foi o cartunista alemão Thomas Nast.
As árvores de natal tem uma origem interessante ... Nas vésperas do solstício de inverno, os povos pagãos da região dos países bálticos cortavam pinheiros, levavam para seus lares e os enfeitavam de forma muito semelhante ao que faz nas atuais árvores de Natal.
No início do século XVIII, o monge beneditino São Bonifácio tentou acabar com essa crença pagã que havia na Turíngia, para onde fora como missionário. Com um machado cortou um pinheiro sagrado que os locais adoravam no alto de um monte. Como teve insucesso na erradicação da crença, decidiu associar o formato triangular do pinheiro à Santíssima Trindade e suas folhas resistentes e perenes à eternidade de Jesus. Nascia aí a Árvore de Natal.
Há outras versões, porém, a moderna árvore de natal teria realmente surgido na Alemanha entre os século XVI e XVIII. Não se sabe exatamente em qual cidade ela tenha surgido. Durante o século XIX a prática foi levada para outros países europeus e para os Estados Unidos. Apenas no século XX essa tradição chegou à América Latina.
A véspera de natal se comemora no dia 24 de dezembro, que é um dia normal que antecede o dia mais importante dos que acreditam em Jesus Cristo. Apesar disso, muitas pessoas celebram as suas ceias de Natal neste dia.
A Igreja Católica adota as antigas tradições de considerar a véspera de uma festa como o momento mais importante da celebração. Isso porque, nas antigas tradições, o novo dia começava com o por do sol, ou seja, a noite da véspera já era o dia da festa. Por isso a Vigília do Natal tem a missa mais solene deste período.
É uma das festas mais comemoradas do mundo, e mesmo muitos países não-cristãos o comemoram. Além de tudo, é uma das épocas mais movimentadas para a economia.
Holy Office deseja à todos um feliz natal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário