sábado, 4 de dezembro de 2010

O Pai Nosso

Essa é praticamente uma das orações mais populares dos cristãos.

O curioso é que ela não é invensão das Igrejas cristãs, pois já está presente na bíblia. Há uma secção dela no sermão da montanha e outra em Lucas 11:2-4.

A oração do Pai Nosso, em si, completa é:


"Pai Nosso que estais no Céu,
santificado seja o vosso Nome,
venha a nós o vosso Reino,
seja feita a vossa vontade
assim na terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje,
perdoai as nossas ofensas
assim como nós perdoamos
a quem nos tem ofendido,
e não nos deixeis cair em tentação,
mas livrai-nos do Mal.
Amém."



Agora, analizemos o Pai Nosso...

1)"Pai nosso, que estás no céu": Junto as duas primeiras palavras—Pai nosso—são um título usado em outro lugar no Novo Testamento, bem como na literatura judaica. Refere-se à Deus Pai. Isso também implica na proximidade entre a natureza pessoal da relação entre Deus Pai e essa oração, como um pai e uma criança, como ensinado por Jesus em cada um dos seus quatro evangelhos.

2)"santificado seja o teu Nome": Expressa a vontade de que a vontade de Deus e o Reino aconteçam. No judaísmo o nome de Deus é de importância extrema, e honrar o nome é central à piedade. Os nomes não são vistos simplesmente como rótulos, mas como reflexões verdadeiras da natureza e identidade do qual eles se referem. Assim, a oração que santifica-se o nome de Deus era tida como equivalente a santificar o próprio Deus. "Santificado seja" está na voz passiva por isso não indica quem é que está santificando. Uma interpretação é que há uma chamada à todos os crentes para honrar o nome de Deus. Quem ver a oração primariamente como escatológica concebe a oração ser uma expressão de desejo pelo fim dos tempos, quando o nome de Deus, na visão destes relata a oração, será universalmente honrado.

3)"venha o teu Reino": O pedido para que o Reino de Deus venha é geralmente interpretado como uma referência à crença, comum na época, que a figura do Messias traria o Reino de Deus. Tradicionalmente, a vinda do Reino de Deus é visto como um dom divino recebido na oração, e não uma conquista humana. Esta ideia é muitas vezes contestada por grupos que acreditam que o Reino virá pelas mãos dos fiéis que trabalharam por um mundo melhor.

4)"seja feita tua vontade na terra, como no céu.": A oração seguinte, com uma expressão de esperança que seja feita a vontade de Deus. Alguns vêem a expressão da esperança como um anexo, declarando um pedido para que a terra esteja sob comando divino diretamente e manifestadamente. Outros veem isso como um convite às pessoas para se submeter a Deus e à seus ensinamentos.

5)"O pão nosso de cada dia dá-nos hoje": O colher das boas obras sejam dadas aos que louvam à Deus. É um pedido do fiel pela glória e graça de Deus na vida dele.

6)"perdoai as nossas ofensas" até "mas livrai-nos do Mal.": As duas primeiras estrofes dessa parte é o pedido de perdão pelos pecados, fazendo a comparação do perdão que o cristão exerce para com os que os fazem mal. A outra implora para que sejam afastados da influência maligna, das tentações que a vida profana oferece.

7)"Amém.": É o encerramento da oração. Significa algo do tipo "que assim seja", como se fosse dito resumidamente "Que assim seja a sua vontade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário