quinta-feira, 29 de julho de 2010

Beber não é pecado!

Muitos às vezes se perguntam qual postura adequada a se tomar perante o alcóol: Alguns bebem pouquíssimo, outros opinam por não beber. A bíblia adverte apenas sobre a bebedice, precavendo a pessoa apenas de que se embreagar é errado. Não há versículo nenhum dizendo que consumir bebida alcóolica não é permitido.
Se beber álcool fosse proibido (biblicamente), Jesus Cristo não teria transformado água em vinho (João 2:9), teria a transformado em fanta uva.

Provérbios 20:1 diz "O vinho é zombador e a bebida fermentada provoca brigas; não é sábio deixar-se dominar por eles". Verdade, vinho deixa a pessoa "mole", e a bebida fermentada em geral (como a popular cerveja, por exemplo), bebidas muito, deixa a pessoa psicologicamente mais instável. Bêbado fica mentamente instável, sendo que por hora eles parecem ser bem sensíveis e sentimentais, às vezes basta esbarrar neles que os mesmos se irritam, etc.

"Ouça, meu filho, e seja sábio; guie o seu coração pelo bom caminho;
Não ande com os que se encharcam de vinho, nem com os que se empanturram de carne; Pois os bêbados e os glutões se empobrecerão, e a sonolência os vestirá de trapos." - Provérbios 23:19:21

Vício em bebida (assim como qualquer um) pode ser caro. Imagina uma pessoa que pode chegar ao ponto de se atolar em dívidas, não pagar as contas ... Tudo isso para se empanturrar de álcool. Isso com toda certeza pode fazer a pessoa empobrecer, mas não pobre no sentido de humilde e apenas desprovido de muito dinheiro, mas pobre ao ponto de se tornar um trapo.


"Seus olhos verão coisas estranhas, e sua mente imaginará coisas distorcidas;
Você será como quem dorme no meio do mar, como quem se deita no alto das cordas do mastro;
E dirá: "Espancaram-me, mas eu nada senti! Bateram em mim, mas nem percebi! Quando acordarei para que possa beber mais uma vez?" - Provérbios 23:33-35

Isso adverte algo que já sabemos: Bêbado começa a ver coisas que não são verdadeiras. Qual o risco disso? Direi um exemplo que, de certa forma, é até engraçado (apesar de ser humor negro): O cara, o bêbado no caso, achar que pode voar, dar uma de super-homem e sair pela janela de um andar alto e consequentemente cair no chão e morrer. O risco desses delírios são as coisas que a pessoa pode fazer ao os considerar reais.
Bêbado por hora também pode virar um sem teto, exposto ao mundo vinte e quatro horas [tenho pena dos bêbados das grandes cidades]. Pois é, de noite as ruas quase sempre podem ser perigosas, e uma pessoa que praticamente dorme nela fica exposta a isso.

Além de tudo, se embebedar também gera consequências físicas, como passar mal de certas formas, coma alcóolico, que em alguns casos levam a morte.

Conclusão: Nós [eu ainda não, sou de menor], podemos beber bedidas alcóolicas sim, basta ter bom senso e moderar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário