domingo, 18 de julho de 2010

Passagens bíblicas sobre os dinossauros

Essa passagem ocorre no livro de Jó, com a descrição do beemote.

A primeira, ocorre em Jo 40:15 -19, onde há uma descrição de um forte animal, que algumas versões brasileiras descrevem erradamente como se tratando de um hipopótamo. É Importante lembrar, que o termo original Behemoth é melhor traduzido por 'bestas, feras gigantes', não importando qual seja o monstro. Vejamos abaixo alguns versículos de Jó 40:

Contemplas agora o beemote, que eu fiz contigo, que come a erva como o boi.
Que força ele tem em seus lombos! Que poder nos músculos do seu ventre!
Sua cauda balança como o cedro; os nervos de suas coxas são firmemente entrelaçados.
Seus ossos são canos de bronze, seus membros são varas de ferro.
Ele ocupa o primeiro lugar entre as obras de Deus. No entanto, o seu Criador pode chegar a ele com sua espada. (Jó 40:15-19)

Beemote era um animal gigante, descrito por ter se aparentado próximo de um hipopôtamo (behemoth significa hipopôtamo em hebraico). Era herbívoro, e por isso, podia conviver com os seres humanos pacíficamente. Jó 40:19 nos dá uma noção de que ele foi criado antes dos seres existentes atualmente, quando diz "Ele ocupa o primeiro lugar entre as obras de Deus".
Alguns criacionistas o identificam com um saurópode, e alguns o analisam como um branquiossauro [não sou paleontólogo, mas em particular, discordo com estas duas análises. Procurei imagens de saurópodes e branquiossauros no Google e não encontrei semelhanças deles com o behemoth].

Em Jó 40:17 sua calda é comparda com um cedro. Alguns alegam que poderia haver um erro...Alguns dizem que não é uma causa, mas sim, a tromba que está sendo citada [Mas por um acaso existe um elefante ou animal com tromba do tamanho de um cedro? Bom, talvez seja a calda mesmo].

O livro de Jó foi provavelmente escrito por volta de 2000 a.C., antes mesmo de Moisés escrever o pentateuco. Muito provavelmente, Jó conheceu pessoalmente um destes enormes behemoths (talvez um sobrevivente aquático da queda do cometa na península de Yucatã).

É Muito mais lógico aceitar aquilo que a Bíblia está dizendo... Um Behemoth com força nos ossos e cauda do tamanho do Cedro, ou seja, de acordo com Jó um dinossauro comedor de folhas, um Diplodocus ou Apatosaurus. Este animal não precisava temer outros animais, era possuidor de ossos fortes. Elefantes e Hipopótamos são fortes, mas temem outros animais a exemplo do que fazem com leões. Como não eram carnívoros, poderiam co-habitar com os seres humanos.

Há outros animais gigantes são descritos na Bíblia, como o peixe gigante que engoliu o profeta Jonas no seu livro de mesmo nome por três dias [creio que seja na verdade uma baleia, cachalote ou algum animal parecido]. Outro animal gigante citado é o Leviatã, uma serpente enorme, também citada no livro de Jó. Leviatã e Behemeth acabam tendo um conflito, e ambos são mortos.
[Prometo futuramente falar mais sobre esses animais gigantes]

Matéria de inspiração: http://criacionista.sites.uol.com.br/dinossauros.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário